Pular para o conteúdo principal

3°A, B e C - História


Professor Responsável: José Roberto
Ano Letivo 2020 – 1° Bimestre

Atividades:
01. Assistir videoaula sobre 1° Guerra Mundial: https://www.youtube.com/watch?v=6P89N-WrnLk

02. Pesquisa sobre e fazer um relatório sobre um dos temas:
a)    Papel das mulheres dentro da indústria durante a guerra
b)     Elementos que levaram a guerra
c)    Pós- guerra

03. Assistir os filmes:
b)    Cavalo de Guerra (trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FS3Waptur6g

Resolver os exercícios, com enunciado: 

04. Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
(ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.)
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
a)    difundiu as teorias socialistas.
b)     acirrou as disputas territoriais.
c)     superou as crises econômicas.
d)    multiplicou os conflitos religiosos.
e)    conteve os sentimentos xenófobos.

05. Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

a)    o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
b)    o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
c)    a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
d)    a anexação da Palestina, da Síria, e do Iraque ao Império Otomano.
e)    a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.
06.  Os países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os países participantes?
a) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
b) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
c) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
d) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.

07.  Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?

a)     A invasão da Polônia pelo exército alemão.
b)     A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.
c)     O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
d)     A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Vida - 8° A e B

Período de realização das atividades:       3º BIM.      Ativ. 01       –     DE 03 a 07/08         Componente curricular: Projeto de vida Professor(a):   EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série):   8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura:           Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...

História - 6° C e D

Período de realização das atividades: 18/05 a 22/05 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades: wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):6°C, 6ºD  Quantidade de aulas semanais: 4 Tema das aulas: O Egito Antigo Texto para leitura: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm . Alunos que posseum internet, acesse esse link acima que vai descrever a História completa do Egito Antigo. Leia as várias páginas desse link até terminar , após respondam os exercícios abaixo no caderno. Tirema fotos das respostas e envie para meu email. Para os alunos que não possuem internet usar o livro didático de História ( ler da pagina 79 a 87 que descreve toda a História do Egito Antigo). Responder os exercícios abaixo escrevendo as questões no caderno, após respostas enviar as fotos para meu email. Vídeo (link): https...

História - 7° A, B e C

Período de realização das atividades: 10/07 a 17/07 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades:wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):7º A, B, C Quantidade de aulas semanais:04 Tema das aulas: A Conquista espanhola na América Texto para leitura:Abaixo nas Atividades Vídeo (link): Atividades: Outros: Valor das atividades:2,0