Período de
realização das atividades: 18/05 a 22/05
|
Componente
curricular: História
|
Professor(a):
Wilson
|
E-mail para
devolução das atividades: wilson.hist@hotmail.com
|
Turma(s)
(ano/série):6°C, 6ºD
|
Quantidade de aulas
semanais: 4
|
Tema das aulas: O
Egito Antigo
|
Texto para leitura:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm.
Alunos que posseum internet, acesse esse link acima que vai descrever a
História completa do Egito Antigo. Leia as várias páginas desse link até
terminar , após respondam os exercícios abaixo no caderno. Tirema fotos das
respostas e envie para meu email.
Para os alunos que
não possuem internet usar o livro didático de História ( ler da pagina 79 a
87 que descreve toda a História do Egito Antigo). Responder os exercícios
abaixo escrevendo as questões no caderno, após respostas enviar as fotos para
meu email.
|
Vídeo (link): https://www.youtube.com/watch?v=UiklLbv-Els.
Acesse també esse link e assista o vídeo da História do Egito para melhor
compreensão do Tema.
|
Pesquisa:
|
EXERCÍCIOS SOBRE O EGITO
ANTIGO
1) Todas as frases abaixo estão erradas. Faça a correção de cada
uma delas, trocando apenas uma palavra.
a) A maior parte
do território do Egito é formada por florestas.
b) Após a cheia do
rio Nilo, as margens ficavam férteis, favorecendo a indústria.
c) Os egípcios
utilizavam o papiro para fabricar uma espécie de plástico
d) O rio Eufrates
fornecia, aos egípcios, água para beber, peixes, além de fertilizar o solo.
2) Forme frases historicamente corretas,
utilizando as palavras abaixo:
a) Politeísta /
Egito / religião
b)
Escribas / impostos / escrita
3) Por que os egípcios mumificavam e
colocavam os corpos dos faraós em pirâmides?
a
.( ) Com o
objetivo de conservar o corpo do faraó para uma vida após a morte, como dizia
a religião egípcia.
B .( ) Com o propósito
de conservar o corpo do faraó para futuras gerações estudarem Medicina.
c .( ) Para que os egípcios pudessem transformar a pirâmide num museu histórico.
d .( ) Para que o corpo
pudesse descansar em paz, pois os egípcios não acreditavam na vida após a
morte.
4) Escreva o nome dos
integrantes da sociedade egípcia:
a) ___________________________________ :
responsáveis pelo culto religioso no Egito Antigo.
b) ___________________________________:
governaram o Egito com autoridade máxima.
c) ___________________________________:
responsáveis pelo trabalho na agricultura.
d) ___________________________________:
responsáveis pelo controle da colheita e contagem da população.
5) Complete a frase, utilizando
apenas uma das palavras entre parênteses.
a) Durante milhares de anos, o significado
da __________________________hieroglífica permaneceu um mistério, ninguém
conseguia decifrar os símbolos antigos do Egito. Em 1799, o engenheiro
francês Pierre Bouchard desenterrou uma placa de basalto preta enquanto
construía um forte na cidade de Rosetta, no Nilo. (ciência, agricultura,
religião, medicina, astronomia, escrita, arqueologia)
b) A ________________________________ foi
desenvolvida pelos egípcios a partir da necessidade de calcular e controlar o
armazenamento de alimentos. Também foi necessário criar cálculos específicos
para a construção das pirâmides. (Medicina, Química, Astronomia, Biologia,
Matemática, Filosofia, Arqueologia, Paleontologia)
6) “Osíris
veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil
existente no leito do rio Nilo. Ensinou os homens a agricultura e a
metalurgia. Tornou a vida possível graças à vegetação, que trazia abundância
e benefícios a seu povo.”
De acordo com o texto é
verdadeiro afirmar que:
a. ( ) Os egípcios acreditavam em
apenas um deus.
b. ( ) Os egípcios só conheciam explicações científicas para os fenômenos da natureza. c. ( ) O povo do Egito Antigo não acreditava na influência dos deuses em suas vidas. d. ( ) Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de fenômenos da natureza. |
Outros: escrever as
respostas no caderno, tirar fotos e enviar para o
email.wilson.hist@hotmail.com.
|
Valor das
atividades: 2,5
|
Período de realização das atividades: 3º BIM. Ativ. 01 – DE 03 a 07/08 Componente curricular: Projeto de vida Professor(a): EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série): 8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura: Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...
Comentários
Postar um comentário