Pular para o conteúdo principal

História - 6° C e D

Período de realização das atividades: 18/05 a 22/05

Componente curricular: História
Professor(a): Wilson
E-mail para devolução das atividades: wilson.hist@hotmail.com
Turma(s) (ano/série):6°C, 6ºD 
Quantidade de aulas semanais: 4

Tema das aulas: O Egito Antigo
Texto para leitura: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm. Alunos que posseum internet, acesse esse link acima que vai descrever a História completa do Egito Antigo. Leia as várias páginas desse link até terminar , após respondam os exercícios abaixo no caderno. Tirema fotos das respostas e envie para meu email.
Para os alunos que não possuem internet usar o livro didático de História ( ler da pagina 79 a 87 que descreve toda a História do Egito Antigo). Responder os exercícios abaixo escrevendo as questões no caderno, após respostas enviar as fotos para meu email.
Vídeo (link): https://www.youtube.com/watch?v=UiklLbv-Els. Acesse també esse link e assista o vídeo da História do Egito para melhor compreensão do Tema.
Pesquisa:

 EXERCÍCIOS SOBRE O EGITO ANTIGO
 1) Todas as frases abaixo estão erradas. Faça a correção de cada uma delas, trocando apenas uma palavra.

a)     A maior parte do território do Egito é formada por florestas.
b)     Após a cheia do rio Nilo, as margens ficavam férteis, favorecendo a indústria.
c)     Os egípcios utilizavam o papiro para fabricar uma espécie de plástico
d)     O rio Eufrates fornecia, aos egípcios, água para beber, peixes, além de fertilizar o solo.

2) Forme frases historicamente corretas, utilizando as palavras abaixo:

a)     Politeísta / Egito / religião


b)     Escribas / impostos / escrita

3) Por que os egípcios mumificavam e colocavam os corpos dos faraós em pirâmides?

a  .(    )  Com o objetivo de conservar o corpo do faraó para uma vida após a morte, como dizia a religião egípcia.
B .(   )  Com o propósito de conservar o corpo do faraó para futuras gerações estudarem Medicina.

c  .(   )  Para que os egípcios pudessem transformar a pirâmide num museu histórico.
d .(   )  Para que o corpo pudesse descansar em paz, pois os egípcios não acreditavam na vida após a morte.
  
4) Escreva o nome dos integrantes da sociedade egípcia:

a) ___________________________________ : responsáveis pelo culto religioso no Egito Antigo.

b) ___________________________________: governaram o Egito com autoridade máxima.

c) ___________________________________: responsáveis pelo trabalho na agricultura.

d) ___________________________________: responsáveis pelo controle da colheita e contagem da população.
   
5) Complete a frase, utilizando apenas uma das palavras entre parênteses.

a) Durante milhares de anos, o significado da __________________________hieroglífica permaneceu um mistério, ninguém conseguia decifrar os símbolos antigos do Egito. Em 1799, o engenheiro francês Pierre Bouchard desenterrou uma placa de basalto preta enquanto construía um forte na cidade de Rosetta, no Nilo. (ciência, agricultura, religião, medicina, astronomia, escrita, arqueologia)

b) A ________________________________ foi desenvolvida pelos egípcios a partir da necessidade de calcular e controlar o armazenamento de alimentos. Também foi necessário criar cálculos específicos para a construção das pirâmides. (Medicina, Química, Astronomia, Biologia, Matemática, Filosofia, Arqueologia, Paleontologia)


6) “Osíris veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil existente no leito do rio Nilo. Ensinou os homens a agricultura e a metalurgia. Tornou a vida possível graças à vegetação, que trazia abundância e benefícios a seu povo.”

De acordo com o texto é verdadeiro afirmar que:

a. (   )  Os egípcios acreditavam em apenas um deus.

b. (   )  Os egípcios só conheciam explicações científicas para os fenômenos da natureza.

c. (   )  O povo do Egito Antigo não acreditava na influência dos deuses em suas vidas.

d. (   ) Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de fenômenos da natureza.
  
Outros: escrever as respostas no caderno, tirar fotos e enviar para o email.wilson.hist@hotmail.com.

Valor das atividades: 2,5


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Vida - 8° A e B

Período de realização das atividades:       3º BIM.      Ativ. 01       –     DE 03 a 07/08         Componente curricular: Projeto de vida Professor(a):   EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série):   8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura:           Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...

História - 7° A, B e C

Período de realização das atividades: 10/07 a 17/07 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades:wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):7º A, B, C Quantidade de aulas semanais:04 Tema das aulas: A Conquista espanhola na América Texto para leitura:Abaixo nas Atividades Vídeo (link): Atividades: Outros: Valor das atividades:2,0