Pular para o conteúdo principal

Ciências - 6° A, C e D

Período de realização das atividades: 08/06 a 12/06

Componente curricular: ciências
Professor(a): EVANI
E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br
Turma(s) (ano/série): 6º anos A/C/D
Quantidade de aulas semanais: 04

Tema das aulas: Células

Texto para leitura:
Células
As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça. O termo célula vem do latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.
A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:
  1. Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
  2. As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
  3. Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.
Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
→ Estrutura básica de uma célula e sua classificação
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleoEssa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético. Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido.
Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas aos eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e possuem organelas membranosas.



Mapa mental


Vídeo (link):
Pesquisa:
-------------
Atividades:
Atividades de fixação
1-       Qual é a principal diferença entre uma célula eucarionte e procarionte? Explique.
2-       Qual das características abaixo NÃO está presente nas células vegetais?
a) Parede celulósica.
b) Mitocôndrias.
c) Núcleo individualizado.
d) Vacúolo.
e) Centríolos.
3 - As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, nem todas as células possuem núcleo organizado, recebendo o nome de:
a) células eucarióticas.
b) células vegetais.
c) células procarióticas.
d) células autotróficas.
e) células heterotróficas.
4 -  Leia e complete a cruzadinha:
  O funcionamento   do   Organismo   Humano   depende   do   trabalho   de   milhares   de pequenas unidades que o compõem, as ___________ (1). Elas diferem entre si pela forma, estrutura a função. Um conjunto dessas   unidades   semelhantes  e   que   desempenham   uma  mesma  função   forma um___________ (2) que por sua vez compõem os ________________ (3), que fazem parte de uma estrutura maior chamada de ___________________(4).
As __________________ (1) são formadas por diversas partes, chamadas de organelas. _____________________ (5) é um envoltório que reveste a célula e controla a entrada e saída de substâncias.
___________________ (6) atua como centro de controle das atividades da célula e contém o DNA.
 __________________ (7)   material   gelatinoso   que   preenche   o   interior   da   célula.   Nele   estão mergulhadas as organelas celulares, que desempenham diferentes funções. Organelas: _______________________(8)   responsável   pela   produção   de proteínas.
_________________________(9)   atua   no   transporte   de   substâncias   dentro   da   célula.___________________(10) elimina  substâncias tóxicas e  partes da própria  célula   que estejam desgastadas.
________________ (11) organela onde o alimento e o oxigênio são usados pelo processo de respiração celular para produzir a energia que a célula precisa.
_________________ (12) armazena as proteínas até o momento de serem usadas. Secreção


Outros:   *Ler e fazer as atividades 1, 2 e 3 da apostila volume 2 (páginas 6 a 9)
                * Realizar todas as atividades no caderno de ciências;
    *  Colocar nome, número e série;
    *  Identificar a atividade com título e data de referência.
   

Valor das atividades: 2 pontos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Vida - 8° A e B

Período de realização das atividades:       3º BIM.      Ativ. 01       –     DE 03 a 07/08         Componente curricular: Projeto de vida Professor(a):   EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série):   8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura:           Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...

História - 6° C e D

Período de realização das atividades: 18/05 a 22/05 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades: wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):6°C, 6ºD  Quantidade de aulas semanais: 4 Tema das aulas: O Egito Antigo Texto para leitura: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm . Alunos que posseum internet, acesse esse link acima que vai descrever a História completa do Egito Antigo. Leia as várias páginas desse link até terminar , após respondam os exercícios abaixo no caderno. Tirema fotos das respostas e envie para meu email. Para os alunos que não possuem internet usar o livro didático de História ( ler da pagina 79 a 87 que descreve toda a História do Egito Antigo). Responder os exercícios abaixo escrevendo as questões no caderno, após respostas enviar as fotos para meu email. Vídeo (link): https...

História - 7° A, B e C

Período de realização das atividades: 10/07 a 17/07 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades:wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):7º A, B, C Quantidade de aulas semanais:04 Tema das aulas: A Conquista espanhola na América Texto para leitura:Abaixo nas Atividades Vídeo (link): Atividades: Outros: Valor das atividades:2,0