Período de
realização das atividades: 08/06 a 12/06
|
Componente
curricular: ciências
|
Professor(a): EVANI
|
E-mail para devolução
das atividades: andninha@yahoo.com.br
|
Turma(s) (ano/série):
6º anos A/C/D
|
Quantidade de aulas
semanais: 04
|
Tema das aulas: Células
|
Texto para leitura:
Células
As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do
corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita
por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça. O termo célula vem do
latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz
referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter
observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um
compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.
A teoria celular baseia-se na hipótese de que
todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três
pilares:
Assim sendo, utilizando essa teoria como base,
podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional
dos seres vivos.
→ Estrutura básica de uma célula e sua
classificação
É comum dizer que uma célula é composta por três
partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns
tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma,
mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular,
o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma
célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são
aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a
célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo
envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material
genético. Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo
definido.
Além da diferença no que diz respeito ao núcleo,
as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas aos
eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas
citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas,
maiores e possuem organelas membranosas.
Mapa mental
|
Vídeo (link):
|
Pesquisa:
-------------
|
Atividades:
Atividades de fixação
1-
Qual é a
principal diferença entre uma célula eucarionte e procarionte? Explique.
2-
Qual das características abaixo
NÃO está presente nas células vegetais?
a) Parede celulósica.
b) Mitocôndrias.
c) Núcleo individualizado.
d) Vacúolo.
e) Centríolos.
3 - As células são os componentes fundamentais de
todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas
costumam dizer que as células são formadas por membrana plasmática,
citoplasma e núcleo. Entretanto, nem todas as células possuem núcleo
organizado, recebendo o nome de:
a) células eucarióticas.
b) células vegetais.
c) células procarióticas.
d) células autotróficas.
e) células heterotróficas.
4 - Leia e
complete a cruzadinha:
O
funcionamento do Organismo
Humano depende do
trabalho de milhares
de pequenas unidades que o compõem, as ___________ (1). Elas diferem
entre si pela forma, estrutura a função. Um conjunto dessas unidades
semelhantes e que
desempenham uma mesma
função forma um___________ (2)
que por sua vez compõem os ________________ (3), que fazem parte de uma
estrutura maior chamada de ___________________(4).
As __________________ (1) são formadas por
diversas partes, chamadas de organelas. _____________________ (5) é um envoltório
que reveste a célula e controla a entrada e saída de substâncias.
___________________ (6) atua como centro de
controle das atividades da célula e contém o DNA.
__________________ (7) material
gelatinoso que preenche
o interior da
célula. Nele estão mergulhadas as organelas celulares,
que desempenham diferentes funções. Organelas:
_______________________(8) responsável pela
produção de proteínas.
_________________________(9) atua
no transporte de
substâncias dentro da
célula.___________________(10) elimina
substâncias tóxicas e partes da
própria célula que estejam desgastadas.
________________ (11) organela onde o alimento e
o oxigênio são usados pelo processo de respiração celular para produzir a
energia que a célula precisa.
_________________ (12) armazena as proteínas até
o momento de serem usadas. Secreção
|
Outros: *Ler e fazer as atividades 1, 2 e 3 da
apostila volume 2 (páginas 6 a 9)
* Realizar todas as
atividades no caderno de ciências;
* Colocar nome, número e série;
* Identificar a atividade com título e data
de referência.
|
Valor das
atividades: 2 pontos
|
Período de realização das atividades: 3º BIM. Ativ. 01 – DE 03 a 07/08 Componente curricular: Projeto de vida Professor(a): EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série): 8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura: Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...
Comentários
Postar um comentário