Período de realização das atividades: 20-24/07/2020
|
Componente curricular: Sociologia
|
PROFESSOR(A): Arlison Frank L. Alves
|
E-mail: afrank@professor.educacao.sp.gov.br
|
Turma(s) (ano/série): 3°A, 3°B, 3°C.
|
Quantidade de aulas semanais: 2 aulas
|
Tema das aulas: Locke: Estado liberal
|
Assim como Hobbes, o filósofo inglês John Locke (1632-1704)
também refletiu sobre a origem do poder político e sua necessidade de
congregar os seres humanos, que, em estado de natureza, viviam isolados.
No entanto, enquanto Hobbes imagina um estado de natureza marcado pela
violência e pela “guerra de todos contra todos”, Locke faz uma reflexão mais
moderada. refere-se ao estado de natureza como uma condição na qual, pela
falta de uma normatização geral, cada um seria juiz de sua própria causa, o
que levaria ao surgimento de problemas nas relações entre os indivíduos. Para
evitar esses problemas é que o Estado teria sido criado. sua função seria a
de garantir a segurança dos indivíduos e de seus direitos naturais,
como a liberdade e a propriedade, conforme expõe Locke em sua obra Segundo
tratado sobre o governo. Diferentemente de Hobbes, portanto, Locke concebe
a sociedade política como um meio de assegurar os direitos naturais e não
como o resultado de uma transferência dos direitos dos indivíduos para o
governante e as instituições de governo. Assim nasce a concepção de Estado
liberal, segundo a qual o Estado deve regular as relações entre os indivíduos
e atuar como juiz nos conflitos sociais. mas deve fazer isso garantindo aquilo
que precede a própria criação do Estado: as liberdades e os direitos
individuais, tanto no que se refere ao pensamento e à sua expressão quanto à
propriedade e à atividade econômica.
Ver mais em: https://zsthz.blogspot.com/
|
Vídeo (link)
|
Pesquisa:
|
Atividades:
Todas as atividades a serem
realizadas pelos alunos estão em https://zsthz.blogspot.com/,
devidamente direcionadas para suas respectivas turmas; neste link os alunos
encontrarão as questões (atividades) relativas aos temas abordados nos
módulos de estudo, sendo que todas elas exigem respostas discursivas que
contam com as habilidades dos alunos de compreensão e abordagem crítica dos
temas.
|
Outros:
|
Valor das atividades: Cada
questão das atividades a serem resolvidas no bloque vale 3 pontos.
|
Período de realização das atividades: 3º BIM. Ativ. 01 – DE 03 a 07/08 Componente curricular: Projeto de vida Professor(a): EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série): 8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura: Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...
Comentários
Postar um comentário