Pular para o conteúdo principal

Sociologia - 3° A, B e C

Período de realização das atividades: 20-24/07/2020
Componente curricular: Sociologia 
PROFESSOR(A): Arlison Frank L. Alves
E-mail: afrank@professor.educacao.sp.gov.br
Turma(s) (ano/série): 3°A, 3°B, 3°C.
Quantidade de aulas semanais: 2 aulas
Tema das aulas: Locke: Estado liberal  
Assim como Hobbes, o filósofo inglês John Locke (1632-1704) também refletiu sobre a origem do poder político e sua necessidade de congregar os seres humanos, que, em estado de natureza, viviam isolados. No entanto, enquanto Hobbes imagina um estado de natureza marcado pela violência e pela “guerra de todos contra todos”, Locke faz uma reflexão mais moderada. refere-se ao estado de natureza como uma condição na qual, pela falta de uma normatização geral, cada um seria juiz de sua própria causa, o que levaria ao surgimento de problemas nas relações entre os indivíduos. Para evitar esses problemas é que o Estado teria sido criado. sua função seria a de garantir a segurança dos indivíduos e de seus direitos naturais, como a liberdade e a propriedade, conforme expõe Locke em sua obra Segundo tratado sobre o governo. Diferentemente de Hobbes, portanto, Locke concebe a sociedade política como um meio de assegurar os direitos naturais e não como o resultado de uma transferência dos direitos dos indivíduos para o governante e as instituições de governo. Assim nasce a concepção de Estado liberal, segundo a qual o Estado deve regular as relações entre os indivíduos e atuar como juiz nos conflitos sociais. mas deve fazer isso garantindo aquilo que precede a própria criação do Estado: as liberdades e os direitos individuais, tanto no que se refere ao pensamento e à sua expressão quanto à propriedade e à atividade econômica.

Vídeo (link)
Pesquisa:
Atividades:
Todas as atividades a serem realizadas pelos alunos estão em https://zsthz.blogspot.com/, devidamente direcionadas para suas respectivas turmas; neste link os alunos encontrarão as questões (atividades) relativas aos temas abordados nos módulos de estudo, sendo que todas elas exigem respostas discursivas que contam com as habilidades dos alunos de compreensão e abordagem crítica dos temas.
Outros:
Valor das atividades: Cada questão das atividades a serem resolvidas no bloque vale 3 pontos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Vida - 8° A e B

Período de realização das atividades:       3º BIM.      Ativ. 01       –     DE 03 a 07/08         Componente curricular: Projeto de vida Professor(a):   EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série):   8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura:           Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...

História - 6° C e D

Período de realização das atividades: 18/05 a 22/05 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades: wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):6°C, 6ºD  Quantidade de aulas semanais: 4 Tema das aulas: O Egito Antigo Texto para leitura: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm . Alunos que posseum internet, acesse esse link acima que vai descrever a História completa do Egito Antigo. Leia as várias páginas desse link até terminar , após respondam os exercícios abaixo no caderno. Tirema fotos das respostas e envie para meu email. Para os alunos que não possuem internet usar o livro didático de História ( ler da pagina 79 a 87 que descreve toda a História do Egito Antigo). Responder os exercícios abaixo escrevendo as questões no caderno, após respostas enviar as fotos para meu email. Vídeo (link): https...

História - 7° A, B e C

Período de realização das atividades: 10/07 a 17/07 Componente curricular: História Professor(a): Wilson E-mail para devolução das atividades:wilson.hist@hotmail.com Turma(s) (ano/série):7º A, B, C Quantidade de aulas semanais:04 Tema das aulas: A Conquista espanhola na América Texto para leitura:Abaixo nas Atividades Vídeo (link): Atividades: Outros: Valor das atividades:2,0