Período de realização das atividades: 03-07/08/2020
|
Componente curricular: Sociologia
|
PROFESSOR(A): Arlison Frank L. Alves
|
E-mail: afrank@professor.educacao.sp.gov.br
|
Turma(s) (ano/série): 3°A, 3°B, 3°C.
|
Quantidade de aulas semanais: 2 aulas
|
Tema das aulas: A invenção da política
|
Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, não se
quer dizer que, antes deles, não existiam o poder e a autoridade. O que se
quer dizer é que inventaram o poder e a autoridade propriamente políticos, ou
seja, que substituíram o poder despótico ou patriarcal exercido pelo
chefe de família sobre um conjunto de famílias a ele ligadas por laços de
dependência econômica e militar e por alianças matrimoniais. Nessa forma de
poder anterior, a relação era pessoal, e o chefe garantia proteção enquanto
os súditos lhe ofereciam lealdade e obediência. Embora, no começo, gregos e
romanos tivessem conhecido esse tipo de organização, um conjunto de medidas
foi tomado pelos primeiros dirigentes — os legisladores
— de modo a impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos
de um rei, senhor único da terra, da justiça e das armas, representante da
divindade. Para evitar tal concentração dos poderes econômico, judiciário,
militar e religioso, a propriedade da terra não se tornou propriedade régia
ou patrimônio privado de um rei nem propriedade comunal ou da aldeia, mas
manteve-se como propriedade de famílias independentes. Estas, peculiarmente,
não formavam uma casta fechada em si mesma, porém aberta à incorporação de
novas famílias e de não proprietários agrários enriquecidos no comércio.
Ver mais em: https://zsthz.blogspot.com/
|
Vídeo (link)
|
Pesquisa:
|
Atividades:
Todas as atividades a serem
realizadas pelos alunos estão em https://zsthz.blogspot.com/,
devidamente direcionadas para suas respectivas turmas; neste link os alunos
encontrarão as questões (atividades) relativas aos temas abordados nos
módulos de estudo, sendo que todas elas exigem respostas discursivas que
contam com as habilidades dos alunos de compreensão e abordagem crítica dos
temas.
|
Outros:
|
Valor das atividades: Cada
questão das atividades a serem resolvidas no bloque vale 3 pontos.
|
Período de realização das atividades: 3º BIM. Ativ. 01 – DE 03 a 07/08 Componente curricular: Projeto de vida Professor(a): EVANI E-mail para devolução das atividades: andninha@yahoo.com.br Turma(s) (ano/série): 8º ano A/B Quantidade de aulas semanais: 02 Tema das aulas: Conheça o poder da Empatia Texto para leitura: Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando? Acredito, verdadeiramente, na necessidade de fazer reflexões como estas e muitas outras em nossa vida, poi...
Comentários
Postar um comentário